As causas do carregamento eletrostático em sistemas e dispositivos são diferentes: Fundamentalmente, há uma distinção entre o movimento de superfícies sólidas e líquidas entre si, a separação entre superfícies sólidas, indução eletrostática, atomização de líquidos e potencial de solidificação. O monitoramento consistente do aterramento pode proteger contra esse perigo.
O motorista de um caminhão-tanque entrega as matérias-primas a uma fábrica de produtos químicos. A estação de carregamento é equipada com grampos de aterramento simples, usados pelo motorista. Ele cuidadosamente prende os grampos de aterramento ao seu veículo tanque. Infelizmente ele decide usar uma peça de plástico no chassi de seu trailer para isso. O veículo é completamente não aterrado. Durante o descarregamento, o veículo é carregado eletrostaticamente, e ocorre uma descarga forte que pode levar à ignição de uma mistura explosiva.
Com o dispositivo de monitoramento de aterramento FARADO®, é possível indicar a equalização do potencial de funcionamento através de um sinal de LED iluminado extremamente brilhante. Além disso, as saídas de comutação podem ser usadas para acionar certos componentes, por exemplo, para ligar ou desligar as bombas. Processos perigosos de geração de carga podem, portanto, ser interrompidos imediatamente.
O sistema de automonitoramento FARADO® I foi desenvolvido para o aterramento durante a alimentação e descarga de caminhões tanque ou caminhões. As garras SRC-2 são conectadas ao objeto que será aterrado. O FARADO® I verifica o contato da garra de aterramento através de uma medição de capacitância.
Se o FARADO® I detectar que o caminhão está aterrado, as bombas, válvulas ou transportadores mecânicos conectados ao relê de aterramento são ativados para início do processo de alimentação. A conexão entre a garra e o objeto é monitorado constantemente.
Se a garra falhar ou se soltar, o relê de aterramento emitirá um sinal e o processo de alimentação será interrompido. Sob condições climáticas especiais, como umidade, é possível que a capacidade predefinida não seja alcançada. As válvulas e bombas conectadas não serão ativadas.
Para estes casos, o FARADO® I oferece a possibilidade de alteração do modo capacitivo para o resistivo. O modo resistivo irá então verificar se uma conexão de aterramento foi estabelecida.
O sistema de automonitoramento FARADO® I FIBC foi desenvolvido especialmente para o aterramento durante a alimentação e descarga de Big Bags, tipo C.
Para um aterramento efetivo, duas garras de aterramento FIBC são colocadas em diagonal nas tiras de aterramento do Big Bag.
O FARADO® I FIBC detecta se o Big Bag está aterrado por resistência. Quando aterrado corretamente, o contato livre de potencial é usado para ativar a alimentação. Se não estiver aterrado adequadamente, esta liberação não ocorre. O FARADO® I FIBC também possui um sistema de monitoramento de manipulação que detecta de forma confiável um curto circuito das duas garras.
VANTAGENS
- Design moderno - com economia de espaço.
- À prova de manipulações devido à sua chave de controle eletrônica.
- Mensagem de status LED clara.
- Garras de aterramento à prova de explosão feitas de alumínio fundido não faíscante.
- Bobina robusta e com deslize suave para fácil manuseio.
- Operação intuitiva, mesmo por terceiros autorizados.”
Para maiores informações técnicas, faça download do catálogo do equipamento. A Siebert está a sua disposição para oferecer atendimento e cotação dos produtos.