FORGOT YOUR DETAILS?

Indústria Brasileira de Pneus Supera Meta de Reciclagem com Exemplar Sistema de Logística Reversa

Consciência e resultados

O setor de pneus é representado pela ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos e tem um braço forte para dar apoio a este processo, a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos, que surgiu em 2007.

A indústria de pneus brasileira tem realizado trabalho exemplar no que diz respeito à reciclagem, com boa estrutura para a prática de logística reversa, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O PNRS, impõe a todos os setores responsabilidade pelo destino final dos produtos pós-consumo, e os preceitos da Resolução 416/09 do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente, responsável por regulamentar a coleta e destinação dos pneus sem utilidade.

Esta é uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, juntamente com outros programas de reciclagem desenvolvidos no Brasil com bons resultados, como o
de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O Ciclo da Reciclagem

É importante saber diferenciar os pneus em final de vida útil para destinação mais apropriada, devendo, além de conhecimentos técnicos para categorizar os pneus de acordo com seu estado, para que o tratamento adequado seja eficaz. Conheça um pouco do ciclo de reciclagem:

Após coletados, os pneus são levados para trituradoras, onde os seus componentes são cortados e separados. Devido ao alto poder calorífco, os materiais são largamente utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo.

O aço é reutilizado na indústria siderúrgica e os resíduos restantes são cortados e triturados, para utilização em outros itens, como solados de sapato, quadras poliesportivas, borrachas de vedação, tapetes de automóveis, asfalto-borracha, dutos pluviais e pisos industriais.

No ano de 2016, os fabricantes brasileiros de pneumáticos investiram

R$ 110 milhões em reciclagem

A Reciclanip coletou e destinou mais de

457,5 mil toneladas de pneus inservíveis no Brasil

Número equivalente aos pneus reciclados de carros de passeio no Brasil

91,5 milhões

Como descartar pneus de carros de passeio e caminhões usados ?

Basta agendar a entrega gratuitamente no ponto de coleta. O site da Reciclanip possui o contato de mais de 1000 pontos de coleta existentes no país. Nestes locais somente são aceitos pneus fabricados no Brasil.

TOP
Informe seus dados

 

[contact-form-7 id=”1189″ title=”Form Download Catálogo GreCon FLA”]

×
Informe seus dados

 

[contact-form-7 id=”1195″ title=”Form Download Catálogo GreCon Prensa/Plaina”]

×
Informe seus dados

 

[contact-form-7 id=”1197″ title=”Form Download Catálogo GreCon Medição e Qualidade”]

×